‘Assassin’s Creed Origins’ se inspira em combates de ‘Dark Souls’ para tentar se reinventar; G1 jogou
Novo game usa sistema de batalha com golpes fracos, fortes e esquivas, e promete ser mais desafiador. Lançamento é em 27 de outubro.
“Assassin’s Creed” vive um hiato de 2 anos. E em seu retorno após “Assassin’s Creed Syndicate” (2015), a franquia multimilionária de games da Ubisoft muda em
“Assassin’s Creed Origins” se inspirando numa receita que viu o sabor do sucesso nos últimos anos: os combates difíceis, punitivos e estratégicos de jogos como “Dark Souls” e “Bloodborne”. Assista ao vídeo acima.
“Assassin’s Creed Origins” leva a série para o Egito antigo, onde você controla Bayek, um tipo de xerife da época. De acordo com a Ubisoft, ele é um dos fundadores da irmandade dos assassinos.
Meça suas espadadas, parça
Bayek tem basicamente dois tipos de golpes: fracos e fortes, que agora são acionados nos botões de cima do controle (R1 e R2 no PlayStation 4, RB e RT no Xbox One). Há ainda um botão de esquiva e, ao acumular acertos em sequência, você abastece uma barra de especial que quando cheia é capaz de executar o adversário quase que instantaneamente. Uma função parecida existe no recente “The Surge”, que também vê os jogos da série “Souls” como Mona Lisa.
Mas “Assassin’s Creed Origins” não quer copiar “Dark Souls” mecanicamente. O que parece ser o objetivo da Ubisoft é trazer o mínimo de profundidade e curva de aprendizagem necessários para que você continue se importando com o duelo de assassinos e templários que acontece na tela.
A verdade é que “Assassin’s Creed” nunca brilhou no combate franco. Nos games da série você sempre tenta assassinar seus alvos de forma sorrateira – e o jogo faz de tudo para que isso aconteça. Mas se algo dá errado, das duas uma: ou você reinicia a missão, ou você se contenta com um desfecho anticlimático em uma briga confusa e pobre de recursos.
Com a mudança de “Origins”, os combates mano-a-mano não são apenas uma alternativa, mas um caminho divertido e desafiador.
Sobrevivendo no Egito
Essa sensação aparece de forma clara na demo da E3 2017 em uma arena de gladiadores, onde Bayek precisa enfrentar ondas cada vez mais fortes de inimigos. Aqui, é obrigatório ser inteligente para sobreviver.
Depois de atacar um guerreiro grandão (sem sucesso) com movimentos rápidos, você percebe que um único golpe forte carregado quebra sua defesa e o derruba no chão. Com ele estirado, bastam mais dois ataques fracos e a parada está liquidada.
Em seguida, surge o chefe da arena. Você morre algumas vezes, mas percebe que aquela armadilha com espinhos giratórios não é cenográfica e pode ser usada para minar a defesa do adversário até ele ser finalizado com um golpe especial. Maximus!
É essa consciência maior sobre quem é quem no campo de batalha, o que está acontecendo e o que pode ajudar Bayek a vencer que mais marcam a influência de “Dark Souls” em “Origins”. O novo game não tem a dificuldade de arrancar os cabelos de sua musa inspiradora. Mas você vai precisar sim conhecer melhor seus oponentes, e entender seus movimentos e pontos fracos, para conseguir superá-los.
Além de saber bem quais armas usar em cada situação, já que elas têm pesos e tempos de ação diferentes e respondem de maneiras únicas.
Com essas mudanças, os momentos de combate de “Assassin’s Creed” agora parecem ser algo a se esperar, e não temer. Mas no fim das contas o game só não quer que você jogue as batalhas no automático como antes. E para quem ficou fora por 2 anos, um pouco de trabalho manual definitivamente não vai fazer mal.
“Assassin’s Creed Origins” será lançado em 27 de outubro para PS4, Xbox One e PCs.
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