Capital Inicial


Compartilhe...
Nosso Score
Score de Leitor
[Total: 0 Average: 0]

Capital Inicial

O Capital Inicial surgiu em 1982, formado pelos irmãos Fê Lemos (bateria) e Flávio Lemos (baixo), ex-integrantes do Aborto Elétrico, ao lado de Renato Russo, e Loro Jones (guitarra), que já tinha passado pela Banda Blitz 64. Em 1983, Dinho Ouro Preto junta-se a banda e entra para os vocais, depois de uma breve passagem pela “dado e o reino animal”, onde também tocavam Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos.

 

Em julho de 1984, estreiam em Brasília, e em seguida São Paulo e Rio de Janeiro. Com a agenda cada vez mais cheia, assinam seu primeiro contrato no final do ano com a CBS (atual Sony), e se mudam para São Paulo no inicio de 1985. Em seguida lançam seu primeiro em vinil, o compacto duplo “Descendo o Rio Nilo/Leve Desespero”.

 

Pela Polygram, lançam em 1986 seu primeiro LP, que consagrou sucessos como “Veraneio Vascaína” (censurada pela Policia Federal) e “Fatima”, que fez com que o Capital Inicial ganhasse seu primeiro disco de ouro.

 

Ainda com o tecladista Bozzo Barretti na formação, a banda foi convidada para abrir, em 1987, os shows da turnê do cantor inglês Sting em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre. Na mesma época lançaram seu segundo disco, Independência com hits como “Prova” e a regravação de “Descendo o Rio Nilo”, e conquistaram seu segundo disco de ouro.

 

De 1988 a 1990, a banda lança Você Não Precisa Entender e Todos os Lados e participam do Hollywood Rocks, festival musical realizado em São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1991, o Capital Inicial troca de gravadora e o disco Eletricidade é lançado pela BMG, com singles como “Kamikaze” e “Todas as Noites” que marcaram época. Nesse mesmo ano, participam da segunda edição do festival Rock in Rio.

 

Já em 1996, eles apresentam Capital Inicial Ao Vivo, o primeiro trabalho com a Qualé Cumpadi, gravadora independente que a banda montou, e logo depois pela Rede Brasil Discos, atual Alpha Discos.

 

Consagrados como uma das melhores bandas do rock brasileiro, em 1998 o Capital Inicial volta à estrada com um novo show comemorando os 15 anos da banda. Em julho do mesmo ano assinam contrato com a Abril Music, e seguem para Nashville no Tennesse, EUA, para gravar Atrás dos Olhos, disco produzido por David Zá, que trabalhou com artistas como Prince e Billy Idol. As músicas mais tocadas desse disco foram “Eu Vou Estar” e “O Mundo”, de Pit Passarel, baixista da banda Viper e amigo da banda, que concorreu a cinco prêmios do VMB em 1999.

 

A banda começa o ano 2000 com a preparação do Acústico MTV, que ocorreu em março com a participação do cantor e compositor Kiko Zambianchi. O disco é lançado no dia 26 de maio, e a primeira tiragem se esgotada quase imediatamente das lojas. A primeira música de divulgação do novo disco é “Tudo Que Vai”, de Alvin L., Toni Platão e Dado Villa-Lobos, muito escutada em todo o país. Em 2001, participam do terceiro Rock in Rio, e estouram com o sucesso “Natasha”, considerada uma das músicas mais tocadas nas rádios de todo Brasil, fazendo com que as vendas do disco alcançasse mais de 1 milhão de cópias.

 

Com Yves Passarel assumindo o posto de guitarrista da banda, o disco Rosas e Vinho Tinto é lançado em 2002, com um estilo totalmente rock n’ roll e hits como “A Sua Maneira” e “Mais”, chegando à marca de 200 mil cópias vendidas. Após a turnê do álbum Gigante em 2004, a banda se dedica a regravação de músicas do Aborto Elétrico – banda que originou o Capital Inicial e Legião Urbana, com os arranjos originais. E em 2005, lançam o CD e DVD MTV Especial: Aborto Elétrico.

 

Lançado em 2007, Eu Nunca Disse Adeus é o 13º disco da carreira do Capital Inicial, e apresenta uma sonoridade diferente, tanto melódica quanto vocal. O título sugestivo do trabalho pode ser uma resposta a quem acha que o rock tem idade. Dentre as 13 músicas inéditas, vale destacar “A Vida é Minha”, “Eu Nunca Disse Adeus”, primeiro single e “Um Homem Só”, que encerra o álbum. Neste mesmo ano o Capital venceu o Prêmio Multishow na categoria Melhor Grupo.

 

O último trabalho da banda saiu em 2008 com o lançamento do Multishow Ao Vivo: Capital Inicial em Brasília, para comemorar os 25 anos de carreira. O disco foi gravado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no dia 21 de abril, aniversário da cidade, e contou com setecentas mil pessoas na plateia. Foram convidados para participar do show os músicos Robledo Silva e Fabiano Carelli. A primeira música de trabalho álbum foi “Algum Dia” e a segunda “Dançando com a Lua”. Com esse disco, a banda ganhou o Prêmio Multishow de Melhor Show em 2009, e foram para estúdio se preparar para o novo CD, Das Kapital, produzido por David Corcos, em 2010. Em 2011, o show do Capital no Rock in Rio foi escolhido pelo público como o melhor show nacional do festival.

 

Quase dois anos e meio depois de lançado o CD Das Kapital com uma turnê ininterrupta de dois anos, o Capital Inicial, incansável, completa trinta anos agora em 2013, e lança o seu 16º álbum de estúdio: Saturno. O disco novo está muito ligado ao Das Kapital, tanto na escolha do produtor, David Corcos, e nos compositores, quanto, principalmente, na vontade de recuperar o entusiasmo, diversão, energia e ousadia do início da carreira. Ou seja, o estado de espírito daquela época.

 

No dia 10 de dezembro de 2012, lançam um novo álbum, Saturno. O disco tem uma sonoridade bem crua do rock’n roll e retorna às origens sonoras do grupo no início da década de 80. Teve a produção de David Corcos, e contém 13 faixas, incluindo os singles “O Lado Escuro da Lua” e “Saquear Brasília” e a sensacional “O Bem, o Mal e o Indiferente” que tem tudo pra se tornar uma das principais músicas da banda. No ano seguinte são confirmados no Rock in Rio 2013, no dia 14 de setembro, mesmo dia da banda Muse.

 

Em 2014, lançam o EP “Viva a Revolução”. Em 2015, o Capital prepara-se para lançar o CD e DVD “Acústico 2”, gravado em NY.

Descrição fornecida por artist representative

“Faça seu comentário com críticas, elogios ou mesmo dicas para melhorarmos está notícia.”

Confira o clã nesse jogo  ENTRE NO CLÃ

Assista a vídeos desse e de outros em nosso canal do YouTube

E nos acompanhe nas Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter Instagram LinkedIn Tumblr Twitch Pinterest

“A família ATTOM-IC é feita de players, por players e para players”®

Fonte: https://play.google.com/store/music/artist/Capital_Inicial?id=Aqgv2zpzjgojgcs3lncjzvuu4yq


Leave a Comment